terça-feira, 28 de maio de 2013

MESA REDONDA: ATUALIZAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENDOSCOPIAS POR ORIFICIOS NATURAIS



Hoje, dia 28/05/2013, no auditório da SUBVISA, aconteceu a “Mesa Redonda: Boas Práticas para Serviços de Endoscopias por Orifícios Naturais – RDC ANVISA 06/13”. Este evento foi promovido pelo Centro de Estudos da SUBVISA, a fim de discutir temas de grande relevância para os profissionais de saúde, deste município, seguindo à nova determinação da ANVISA, visando evitar ou minimizar os riscos sanitários e ainda a prevenção de infecções aos pacientes submetidos aos exames.

A mesa de abertura contou com a participação do Subsecretário de Vigilância Sanitária, o Dr. Arnaldo Lassance, Sra. Cláudia Vianna, da Superintendencia Vigilância, Fiscalização Sanitária em Saúde, Sra. Rosângela Seixas, Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro e Sr. Fernando Magalhães, da Coordenação Educação, Comunicação e Inovação em Vigilância Sanitária. Neste momento, os integrantes da mesa destacaram a importância da sensibilização dos profissionais e da multiplicação do conhecimento, a importância do tema para o seguimento do serviço de endoscopia e para todo o profissional de saúde,  e a necessidade de se minimizar os riscos sanitários para os usuários de serviço de endoscopia e o favorecimento de melhores resultados no desempenho da prestação de serviços. Também foi destacada a inovação da Subvisa ao criar uma Coordenação (CEVISA) voltada para educação em vigilância sanitária.



 Na segunda mesa estiveram presentes a dra. Gisele Orsi, Enfermeira do Hospital das Clínicas da UNESP- Botucatu/SP, como palestrante, falando acerca de sua experiência na colaboração de elaboração da RDC 06. Estiveram presentes também no evento e enriquecendo a discussão do tema a Srª. Oyana Mônica Teixeira, enfermeira do Setor de Endoscopias do Hospital Federal do Andaraí e representante do COREN-RJ e a sra. Érika Reis, médica conselheira da Câmara Técnica de Endoscopias do CREMERJ, o Sr. Marco Peixoto, representante da Superintendência de Saúde da SUBVISA e  Sra. Elizabeth Marinho, representante da Vigilância Sanitária de Angra dos Reis.

Por ser o assunto bastante extenso e por ser a RDC ANVISA 6/2013 a primeira regulamentação sanitária sobre endoscopias do Brasil, o Centro de Estudos e as Superintendências da Subvisa, vão promover em agosto deste ano mais um encontro de capacitação. Aguardem!






0 comentários:

Postar um comentário