quinta-feira, 24 de outubro de 2013

I ENCONTRO SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL DA UNIDADE JORGE VAITSMAN

A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses promoveu no dia 21 de outubro, no Auditório da Fundação Rio Zoo, o I ENCONTRO SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL DA UNIDADE JORGE VAITSMAN, contando com 200 participantes.  Estiveram presentes o CIEVS estadual, Vigilância Ambiental e Epidemiológica da SES-RJ, o CRMV-RJ, o Exército Brasileiro, com 11 representantes, a Guarda Municipal, pesquisadores da BIOMANGUINHOS/ FIOCRUZ , pesquisadores da ENSP/FIOCRUZ, professores da UFF, UFRRJ, e Universidade Castelo Branco, doutorandos , acadêmicos bolsistas da SUBVISA, residentes e treinandos da SVFSZ, além de servidores da SUBVISA de várias áreas( Alimentos, LCP, Saúde) e de zoonoses UPDF e UJV. Registramos ainda a presença de representantes da SEPDA, da Vig. Epidemiológica da SMS, das SMS de Angra dos Reis, D. Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Itaboraí, Cordeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras e Niterói.
O evento visou atualizar os profissionais médicos veterinários , estudantes de medicina veterinária e outros profissionais de saúde coletiva quanto a situação da doença na cidade do Rio de Janeiro, os protocolos para diagnósticos laboratoriais e tratamento, seus  aspectos legais,  a condução dos casos na população de cães. Além disso, foi abordado o  projeto do Ministério da Saúde  que está previsto para ser desenvolvido em 12 cidades, como medida de vigilância e controle. 
Ainda no encontro, a Superintendência de Zoonoses da SUBVISA apresentou experiências da Unidade Paulo Dacorso Filho e da Unidade Jorge Vaitsman na condução e identificação dos casos na nossa cidade.


0 comentários:

Postar um comentário