segunda-feira, 31 de março de 2014

Quase 75 mil meninas foram vacinadas contra o HPV em 15 dias no Rio


Em 5 dias da campanha de vacinação contra o vírus HPV, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio já vacinou, entre os dias 10 e 25 deste mês, 74.733 meninas de 11 a 13 anos. O número representa uma cobertura de 52,9% da população alvo na cidade. A campanha segue até o dia 10 de abril nas escolas participantes e em todas as unidades de Atenção Primária.


Após essa data, a vacina – usada na prevenção do câncer de colo do útero – continuará disponível em mais de 200 salas de imunização em todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.
A meta do município é vacinar 113 mil meninas (80% da população alvo). Para receber a dose nas unidades de saúde, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Para tomar a vacina nas escolas participantes da campanha, os pais devem assinar termo de autorização.
Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira.
Neste primeiro ano em que a vacina é ofertada na rede pública, será imunizado o primeiro grupo da população alvo, formado por meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as de 9 a 11 anos e, em 2016, às de 9 anos.
A vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O câncer de colo de útero é o terceiro que mais atinge as mulheres. Estimativa da OMS aponta que, no mundo, 290 milhões de mulheres são portadoras da doença e, a cada ano, 270 mil morrem devido ao câncer de colo do útero. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 óbitos.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, o Papanicolau. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Fonte DOM 31/03/14: 
 http://doweb.rio.rj.gov.br/visualizar_pdf.php?edi_id=2369&page=1&download=ok

0 comentários:

Postar um comentário