sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Apresentação de Projetos da superintendência Vigilância, Fiscalização Sanitária em Alimentos - 2014

Os projetos que estão sendo desenvolvidos pela superintendência de Vigilância, Fiscalização Sanitária em Alimentos durante o ano de 2014, foram apresentados no auditório da Subvisa ontem, 31 de agosto. O superintendente da SVFSA, Luis Carlos Coutinho, expôs como foi atuação dos técnicos antes, durante e depois dos eventos de massa que foram realizados: Reveillon, Carnaval, Copa (incluindo a categorização de 241 estabelecimentos de alimentação em áreas turísticas) citando que os resultados positivos alcançados na prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos estão relacionados ao trabalho educativo que foi realizado nas fiscalizações prévias de todos os integrantes da cadeia produtiva de todos os estabelecimentos ligados a cada evento. Este resultado mostrou que a Vigilância Sanitária municipal está no caminho certo para contribuir para a redução de riscos à saúde dos cariocas e visitantes, utilizando a educação sanitária na melhoria das boas práticas de manipulação de alimentos.


Maria Alice Elsner, gerente de Integração dos Serviços de Alimentações/SVFSA, expôs sobre as ações de rotina que são realizadas: licenciamento, atendimento ao cidadão, inspeções, ações de inspeção em parceria com outros órgãos, coleta de amostras e palestras/cursos para manipuladores.

São realizadas também as ações especiais em datas comemorativas,  no período natalino e páscoa que são norteadas por Circular/SVFSA, para padronização de medidas a serem adotadas pelos fiscais, frente aos agravos mais comuns observados nos estabelecimentos. 

Participação como membro no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do município do Rio de Janeiro - Consea-Rio (Câmara Temática 1 – Segurança Alimentar e Nutricional nas Estratégias de Desenvolvimento) e do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos - Fecia.
Realiza os procedimentos de coleta dos alimentos e envia ao laboratório  para análise do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) - ANVISA.

Na parceria com a SMDS são feitas capacitações para empreendedores e manipuladores de alimentos nos cursos realizados no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare. Atualmente a SVFSA supervisiona 4 estagiários: 3 medicina veterinária e 1 de nutrição.


O gerente de Educação Subvisa/Cevisa, Gilney Costa coordenou a atividade. 



0 comentários:

Postar um comentário