terça-feira, 7 de outubro de 2014

Procon Carioca promove DIA DAS CRIANÇAS SEM CONSUMISMO


                         Feira de troca de brinquedos, teatro, brincadeiras e muito mais!

Local: Parque Madureira, em frente à Nave do Conhecimento
Data: 12 de outubro de 2014, domingo
Horário: 8h -12h


O Procon Carioca promoverá um Dia das Crianças sem consumismo. Diversas atividades lúdicas ocorrerão na manhã do domingo, dia 12 de outubro, como por exemplo, oficinas de construção de brinquedos artesanais com materiais recicláveis; roda de brincadeiras através das danças, músicas e ritmos folclóricos brasileiros; e feira de troca de brinquedos. Haverá também a apresentação do teatro infanto-juvenil "O Drama da Família Gastão", da Cia. Ensino em Cena, que trará aos adultos e crianças a reflexão sobre gastos, consumismo e educação financeira. O Projeto do Procon Carioca tem como objetivo promover a educação sobre o consumo, demonstrando na prática opções sustentáveis de divertimento para toda a família.
Atividades:

(i) Oficina de danças e ritmos folclóricos brasileiros
Descrição: oficina aberta ao público infantil de diversas faixas etárias, com a intenção de conduzi-los ao universo da brincadeira, através das danças, músicas e ritmos folclóricos brasileiros. Três Educadores estarão conduzindo a atividade de mesclar a dança, a cantiga e a percussão numa grande brincadeira de roda. Inicialmente será feita a "seleção" de músicos e dançarinos entre as crianças, em seguida distribuiremos as indumentárias e mostraremos os instrumentos musicais, sua execução e seus timbres. Para os "dançarinos" a atividade escolhida será a Roda de Coco Nordestina, envolvendo brincadeiras como a Rosa Amarela, Candeeiro, Caninha Verde e a Dança do Arara.

Horário: das 8h 30min – 9h 30min

Facilitador: Marciano da Silva (Grupo ORIBHÉ)


(ii) Oficina de Confecção de Fantoches com Material Reciclável:

Descrição: Oficina de Confecção de Fantoches com Material Reciclável. Serão formadas turmas de 30 a 35 crianças a cada 15 minutos, estando os facilitadores disponíveis por 1h 30min.
Horário: 9h 30min – 11h
Facilitador: Marcia C. Barros

iii) Feira de Troca de Brinquedos:

Descrição: Cada criança leva brinquedos usados mais em boas condições para trocar com outras crianças. Na feira, é quando as crianças analisam o que há disponível e tomam a decisão de fazer a troca.
Horário: 8h30min – 12h


(iv) Teatro: "O Drama da Família Gastão", da Cia. Ensino em Cena

Descrição: O DRAMA DA FAMÍLIA GASTÃO.
Sinopse: As famílias Gastão e Previdente são bem diferentes, a primeira está endividada, a segunda é econômica e sua vida é bem mais tranquila. A que família você pertence? Esta peça teatral é uma excelente ferramenta para discutir e refletir sobre a relação das pessoas com o dinheiro e o consumo. Oferecer educação financeira às crianças e jovens é importante porque esse não é um conhecimento habitualmente passado em casa ou na sala de aula. Mesmo o Brasil estando num momento econômico favorável, é preocupante o fato de que grande parte da população brasileira ter comportamento de risco: gastar mais do que ganha e pagar quando e como pode, sem perceber que os juros corroem suas finanças. O momento histórico é o mais propício para educar-se financeiramente, e os jovens podem ajudar seus pais também nessa tarefa.

Horário: 11h – 12h

0 comentários:

Postar um comentário