quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Reflexões apontam medidas para o enfrentamento do ebola no Brasil - vídeos dos debates do evento na Ensp

Divulgamos abaixo vídeos de evento realizado pela ENSP/FIOCRUZ no dia 1 de outubro: Doença pelo Vírus Ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética.


Informe ENSP: Reflexões apontam medidas para o enfrentamento do ebola no Brasil
"É aceitável a utilização de medicamentos que ainda não foram testados? É possível se recusar a ficar em quarentena? O indivíduo tem o direito de não se tratar?
Reflexões éticas acerca do vírus ebola, como o uso de medicamentos ainda não testados, a internação compulsória e as formas de transmissão foram abordadas no Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat que discutiu a Doença pelo Vírus Ebola (DVE).
Os principais sinais e sintomas, as ações e medidas adotadas pelo Ministério da Saúde e agências reguladoras, além de alguns aspectos do direito individual e coletivo em relação à doença foram debatidos no encontro. Assista em vídeo os melhores momentos do Ceensp.
O Centro de estudos recebeu o vice-diretor de Serviços Clínicos do INI/Fiocruz, José Cerbino Neto, o superintendente de Fiscalização, Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, Eduardo Hage Carmo, e o pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Sergio Rego. O evento foi organizado pelos pesquisadores da Escola Claudia Garcia Serpa Osório de Castro, Carlos Machado de Freitas e José Fernando Verani. Este último também foi moderador da mesa.
Cerbino falou sobre o período de incubação (que é de 2 a 21 dias) pela Doença pelo vírus Ebola (DVE) e ressaltou que ainda há pouca evidência científica, apesar das muitas incertezas sobre essa doença. Segundo o palestrante, sua transmissão se dá pelo contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais, porém somente depois que ocorre o início dos sintomas por parte do doente. “Isso, de certa maneira, facilita o controle. Outra questão relevante é que a transmissão não acontece pela emissão de aerossóis, apenas por contato”, destacou Cerbino.
Eduardo Hage apontou e detalhou algumas ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), como o protocolo de vigilância e manejo de casos suspeitos; o Plano de comunicação de risco para DVE; Orientações para manejo de pacientes com suspeita de DVE; entre outras. Ele ressaltou também a questão da segurança dos profissionais de saúde.
Encerrando a mesa, Sergio Rego trouxe muitas questões éticas - segundo ele, ainda sem resposta -, no que se refere à epidemia da Doença pelo vírus Ebola (DVE). De acordo com o pesquisador, temos a responsabilidade de cuidar dos profissionais de saúde, dos profissionais que atuam na ponta do serviço. Além disso, afirmou que é preciso levar em consideração os direitos individuais e coletivos não só dos profissionais, mas também da população atingida. Sergio destacou que uma situação de alerta como essa deve se tornar uma oportunidade para refletirmos o que estamos vivendo, o que devemos levar em consideração, o que devemos apoiar e, o que devemos esperar das nossas autoridades etc. "A educação sanitária tem que fazer parte do cotidiano da população”.
Debate de doença sobre vírus ebola já está disponível em vídeo
O Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP, realizado em 1/10, teve como tema Doença pelo Vírus Ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética. As apresentações realizadas pelo vice-diretor de Serviços Clínicos do INI/Fiocruz, José Cerbino Neto, pelo representante da Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa, Eduardo Hage Carmo, e pelo pesquisador da ENSP Sergio Rego estão disponíveis em vídeo.
O Ceensp foi coordenado pelo também pesquisador da Escola José Fernando Verani."
Acesse as exposições nos links abaixo ou no canal da ENSP no YouTube - https://www.youtube.com/user/enspcci
Ceensp: Doença pelo vírus ebola – melhores momentos - http://youtu.be/kaqB8mwI7Jw
Ceensp: Doença pelo vírus ebola – Eduardo Hage Carmo - http://youtu.be/OTUKceLuPZw
Ceensp: Doença pelo vírus ebola – José Cerbino Neto - http://youtu.be/v4yGEAndDfg
Ceensp: Doença pelo vírus ebola – Sergio Rego - http://youtu.be/eIbEu0FpNcY

Equipe Riscobiologico.org

0 comentários:

Postar um comentário