sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Anvisa realiza evento de avaliação das Ações de Vigilância Sanitária Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

O superintendente de Vigilância e Fiscalização Sanitária de Alimentos, Luiz Carlos Coutinho, a diretora do Laboratório de Controle de Produtos, Eliane Cardozo e a gerente de Integração de Serviços de Saúde da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Saúde, Claudia Viana, foram os representantes da Subvisa no evento realizado em Curitiba pela Anvisa para avaliação das ações de Vigilância Sanitária Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, realizadas nas 12 cidades sedes, nos dias 20 e 21 de agosto. Cada um pode apresentar como foi a atuação de sua área  e os resultados obtidos.
 
Considerando a importância desse evento de massa e os possíveis impactos na Saúde Pública local, tanto do ponto de vista epidemiológico quanto da demanda por serviços públicos, as três esferas de gestão do SUS planejaram ações coordenadas para as atividades relacionadas ao evento.

A estratégia de ação da Subvisa foi a antecipação de atividades preventivas que atendessem as demandas que surgiriam, contando com meios e métodos eficazes de enfrentamento.
 Estas atividades de fiscalização, educação e vigilância sanitária, realizadas antes do evento, serviram para minimizar os riscos que poderiam advir do mesmo.

Foram realizadas 585 Inspeções em alimentos nos quatro níveis do evento: Arena, FAN FEST, IBC e Public View. 
Como embasamento legal, para a lavratura dos autos de infração , foram utilizados o Decreto Municipal nº 6235/86 e RDC ANVISA nº 216/04.

Foram lavrados 161 Autos de Infração (28% do total de inspeções) relacionados aos seguintes artigos:
Art. 48 §2º - presente em 26% das infrações - alimentos impróprios para o consumo;
Art. 87 – presente em 17,7% das infrações - falta de higiene na estrutura do estabelecimento;
Art. 89 – presente em 15,3% das infrações – inadequação da temperatura de conservação dos alimentos;
Art. 35 – presente em 12,6% das infrações – falta de limpeza e higiene;
Outros artigos – presentes em 28,4 % das infrações - uniforme incompleto, falta de água quente, veiculo impróprio para transporte de alimentos, rotulagem inadequada, ausência de filtro de água e acondicionamento inadequado.

A Arena Maracanã, concentrou um grande número de serviços oferecidos a expectadores da Copa do Mundo.  Foram mais de 120 pontos de serviços de alimentação distribuídos em todo o estádio e vila de hospitalidade, entre bares, restaurantes, containers de depósitos e cozinhas.  Estes pontos foram vistoriados antes e durante o evento, contudo o grande desafio foi realizar as vistorias com um número de 12 técnicos, haja vista a não autorização de um maior número de credenciais. 

No Match Day Menos 1, a equipe acompanhou o recebimento dos caminhões que traziam os alimentos de outros estados e locais distantes da Arena Maracanã, para acondicionamento nos containers resfriados e/ou congelados.  Foram identificadas irregularidades neste ponto de descarga, necessitando de  inutilização , apreensão, depósito  e coleta de amostras para análise laboratorial.
Durante o evento foram realizadas 117 coletas de amostras sendo: 92 de alimentos e 25 de água. Todas  enviadas ao Laboratório de Controle de Produtos Alimentos e Água (LCP) da SUBVISA

Dos alimentos analisados, 32 laudos tiveram resultados  insatisfatórios (27,35%), onde salada, coxinha de galinha congelada, sanduíche natural, arroz, empadão, cuscuz marroquino e refeição contendo pescado, foram às preparações mais contaminadas.
Houve a presença de enterobactérias nas análises insatisfatórias realizadas. 

A preparação para a Copa 2014 envolveu investimentos no Laboratório de Controle de Produtos Alimentos e Água (LCP) em treinamentos, adequação de espaço físico e aquisição de equipamentos, insumos e vidrarias
O planejamento envolveu elaboração de procedimentos, criação de fluxos de trabalho e estabelecimento de rotinas.               
                   








Luiz Carlos Coutinho 

Eliane Cardozo

Claudia Viana





Agradecimento feito pela Casa Civil da Presidência da república aos profissionais de Vigilância Sanitária pelo resultado positivo da Copa do Mundo 2014



VÍDEO FEITO PELA ANVISA HOMENAGEANDO OS PROFISSIONAIS DAS VISAs

0 comentários:

Postar um comentário