quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cartazes para orientar o consumidor na hora de comprar alimentos

Começa hoje quarta-feira (14/01), a distribuição às 5 Inspetorias da Vigilância Sanitária municipal de cartazes de 9 temas, para que sejam distribuídos aos estabelecimentos que comercializam alimentos, com dicas para orientar o consumidor a comprar produtos adequados e perceber as condições higiênico-sanitárias do ambiente em que estão realizando as compras. Açougues, peixarias, padarias, confeitarias, redes de hortifruti, cantinas, bares, lanchonetes e restaurantes serão orientadas a afixarem as peças em locais visíveis, para que os consumidores possam se informar.

A ação faz parte do novo perfil da Vigilância Sanitária municipal, que investe em abordagens educativas para envolver comerciantes e população no processo de promoção da saúde, através da prevenção de riscos.
Cada estabelecimento receberá um cartaz adequado ao produto que comercializa. No caso dos açougues, as orientações serão voltadas à coloração das carnes e ao acondicionamento de produtos congelados, salgados e secos; já os consumidores de peixarias vão receber dicas sobre armadilhas no acondicionamento dos peixes, condições ideais de exposição dos frutos do mar, bem como informações obrigatórias na rotulagem.

Nas lojas de delicatessen, os focos serão as embalagens e a aparência de frios e laticínios; em padarias e confeitarias, as dicas serão voltadas para informações no rótulo, refrigeração e aparência de produtos de panificação; já nas redes de hortifruti, as dicas focam o armazenamento de frutas e legumes, assim como a maneira como são expostos.

Nos estabelecimento que produzem os alimentos, como cantinas, bares, restaurantes e lanchonetes, as dicas são voltadas para temperatura ideal, embalagens obrigatórias, acondicionamento, descarte, entre outros.

Dicas sobre a limpeza ideal do local, a vestimenta dos funcionários e sobre as condições adequadas de instalações e equipamentos estarão em todos os cartazes, assim como o telefone da Central de Atendimento da Prefeitura (1746), para que o cidadão possa denunciar uma irregularidade.

Veja todos os cartazes em : http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=5158283

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