domingo, 22 de fevereiro de 2015

Vigilância Sanitária do Rio capacitou ambulantes em uma das ações prévia ao carnaval


Os 174 ambulantes sorteados para trabalharem em pontos fixos no entorno do Sambódromo participaram do curso “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos” por técnicos da Vigilância Sanitária municipal,  para aprenderem a manipular os produtos que forem comercializar, para não comprometer a saúde dos foliões.
Foram 174 barracas padronizadas e todos os proprietários e funcionários terão que participar do curso. Durante o encontro, a Secretaria de Ordem Pública, Seop, realizou palestra sobre posturas municipais e alertas relativos ao que é proibido no período de carnaval, como comercialização de bebidas em garrafas de vidro, churrasqueiras e equipamentos de som..
O curso “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos” tem o objetivo de orientar e alertar os comerciantes que manipulam alimentos sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida.
Durante as aulas, são apresentadas as normas para a higiene e controle de alimentos e como ocorrem as contaminações microbianas, além de outras conseqüências da manipulação incorreta. Há também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc), e de conservação e armazenamento.
O ambiente de trabalho também é alvo do curso, que ensina regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e de controle de insetos e roedores. A legislação com normas higiênico–sanitárias também será apresentada e discutida com os participantes.

Esta capacitação não acontece somente na época de Carnaval. É uma atividade que faz parte da rotina da Vigilância Sanitária municipal e pode ser solicitada por qualquer comerciante que trabalhe com alimentos e queira treinar os seus funcionários. Basta ligar para a central de atendimento 1746 e fazer a solicitação.
As atividades educativas fazem parte do novo perfil da Vigilância Sanitária municipal, que investe na educação do setor regulado (estabelecimentos de alimentos, saúde e beleza) para diminuir o número de infrações e, conseqüentemente, de riscos à saúde da população carioca.
O curso foi realizado no dia 27 de Janeiro, no auditório principal do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio. Foram duas turmas - manhã e tarde-, com 87 participantes cada. 

Para a técnica Marissol Figueiredo de Souza, o curso é importante para a saúde, pois ensina os vendedores a combater a contaminação alimentar. "O curso fez parte das ações prévias do carnaval 2015 e busca ensinar boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Por meio da instrução aos vendedores, podemos evitar doenças como a hepatite A e a salmonelose" disse Marissol.



 MATÉRIA EBC: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-01/vigilancia-sanitaria-do-rio-capacita-ambulantes-para-trabalho-durante-o






MATÉRIA Correio do Brasil: http://correiodobrasil.com.br/noticias/rio-de-janeiro/ambulantes-iniciam-curso-da-vigilancia-sanitaria-para-o-carnaval/748964/              



0 comentários:

Postar um comentário