sexta-feira, 15 de maio de 2015

PARCERIA ENTRE SEPDA E SUBVISA LEVA VACINAÇÃO À FEIRA DE ADOÇÃO NESTE SÁBADO

Neste sábado, dia 16, a Vigilância Sanitária Municipal vai participar da campanha de adoção "Adotar é o Bicho", organizada pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais – Sepda –, na Av.Olegário Maciel, 390, Barra da Tijuca, das 10h às 17h. Os interessados em adotar cães e gatos vão receber orientações sobre as responsabilidades legais com a posse de um animal e sobre as zoonoses, e o que fazer para preveni-las.

No local também haverá vacinação gratuita de cães e gatos. Dentre as orientações, haverá a conscientização sobre a necessidade da posse responsável, que determina o dono a ficar em dia com a saúde do animal e evitar o abandono, bem como dicas sobre o controle reprodutivo, a alimentação, o asseio no local em que ficar o animal e sobre assistência médico veterinária.

As zoonoses, que serão citadas nas orientações dos técnicos, são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, e são consideradas uma ameaça à saúde e ao bem estar da população. Apesar do progresso, das medidas de controle e da cobertura com serviços de saúde, essas doenças continuam registrando altas taxas de ocorrência nas zonas urbanas e rurais do município do Rio de Janeiro.

Raiva, Toxoplasmose, Esporotricose, Leishmaniose e Escabiose são as principais doenças que os cães e gatos, se não cuidados, podem transmitir ao homem. Mas também serão passadas orientações sobre a prevenção de Leptospirose, Larva Migrans, Teníase, Cisticercose, Criptococose e Brucelose, doenças transmitidas por ratos, pombos e outros animais.

Além de orientar a população, a Vigilância Sanitária também inspeciona as condições higiênico-sanitárias de clínicas veterinárias e pet shops, para que riscos à saúde dos animais sejam evitados. Também disponibiliza um canal de atendimento pelo telefone 1746, para atender denúncias de estabelecimentos em condições inadequadas, animais soltos na rua e outras situações que podem provocar riscos de contaminação.

A campanha "Adotar é o bicho" acontece semanalmente em diversos bairros do Rio. Os animais oferecidos para adoção já estão vacinados e esterilizados, e terão garantido o atendimento clínico, pela Sepda, durante toda a vida. 

0 comentários:

Postar um comentário