quarta-feira, 30 de julho de 2014

Unidade Paulo Dacorso Filho recebe alunos do projeto Ver-SUS

No dia 29 de julho, o diretor da UPDF, Mauro Blanco recebeu 33 estudantes da edição 2014/2 do projeto Ver-SUS, oriundos de diversos cursos de graduação para visitar a Unidade e conhecer suas atividades. Os alunos conheceram as instalações, apreciando especialmente os gatis, canis e as baias. O médico veterinário fez uma apresentação das atividades e serviços prestados pela Unidade. Os estudantes foram acompanhados pelas presidentes do Centro de Estudos  das Coordenações de Área de planejamento 1.0 - Maria Paula V. de Melo e  3.1- Tatiana Ferreira, e por Vânia Monteiro de Carvalho, membro da Coordenação de Planejamento do Ver-SUS da Secretaria Municipal de Saúde.
O Centro de Estudos da S/Subvisa foi representado por sua presidente, Albertina Werneck, que distribuiu kit com folders das diferentes áreas de ação da Vigilância Sanitária, inclusive sobre zoonoses.



SOBRE O VER-SUS:
Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. 
O projeto VER-SUS/Brasil, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. 
 A história de realização dos estágios de vivencia é antiga e já teve inúmeras experiências realizadas. Esta é mais uma edição do projeto lançado pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Atenção Básica/SAS e sua rede de parceiros, trazendo diretrizes que convergem com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde nas diversas regiões de saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado. Assim, esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.
Saiba mais em: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/versus-1/apresentacao

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