segunda-feira, 6 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA mês da conscientização sobre prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Já o câncer do colo do útero, também denominado como cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de oncogênicos do Papilomavírus Humano - HPV. A doença é o terceiro mais incidente na população feminina segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.
 
Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom para ambos os tipos de câncer. Assim, quanto mais cedo for diagnosticado e conduzido ao tratamento adequado, a paciente terá mais chance de cura.
Para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização e orientação sobre o câncer de colo de útero e mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de atividades em diversas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) do município do Rio. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar a população feminina sobre cuidados e prevenção.
 
As unidades de Atenção Primária realizarão ações de promoção da saúde, incluindo palestras com informações e orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos tipos de câncer de colo de útero e mama, a partir de coleta do exame colpocitológico. Os usuários da rede também participarão de caminhadas e atividades nas Academias Cariocas da Saúde.

Todas as unidades do município contarão com ações de orientação com a participação de agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde/INCA para o controle da doença.

0 comentários:

Postar um comentário