terça-feira, 26 de novembro de 2013

SAIBA COMO FAZER O AUTO EXAME DAS MAMAS

De acordo com o Ministério da Saúde, no dia 27 de novembro se celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer e também Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama.
A CEVISA, reconhecendo a importância desta data, disponibiliza aqui como fazer o auto exame das mamas, de acordo com o descrito pelo Ministério da Saúde, na Biblioteca Virtual em Saúde (link).
Importante: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações aqui divulgadas possuem apenas caráter educativo.


Quando fazer? 
Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.

O que procurar? 
  • Diante do espelho: Deformações ou alterações no formato das mamas; Abaulamentos ou retrações; Ferida ao redor do mamilo
  • No banho ou deitada: Caroços nas mamas ou axilas; Secreções pelos mamilos

Como examinar suas mamas?

        
Diante do espelho
ilustração de uma mulher fazendo auto-exame na frente do espelho
Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.


Durante o banho
ilustração de uma mulher fazendo o auto-exame em pé
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada
 ilustração de uma mulher fazendo o auto-exame deitada

Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.




 ilustração de uma mulher fazendo o auto-exame deitada

Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.

ATENÇÃO:


  • Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor!


 Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiJa o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.





0 comentários:

Postar um comentário